Twitter Facebook Youtube Instagram

4 doenças que acometem os bovinos durante o inverno

Por: FORTSAL | 06 de Agosto de 2020

Todo ano, quando chega o Inverno, os criadores de bovinos de corte e de leite ganham uma preocupação extra. A estação mais seca do ano traz consigo uma série de problemas que podem afetar os animais.

A baixa umidade do ar faz com que as pastagens cresçam menos e com menos nutrientes. É bastante comum observar perda significativa de peso nos animais em regime de pastagem, o que significa que eles estão mal nutridos e com baixa resistência imunológica.

Existem 4 doenças que podem afetar o seu animal durante essa época, e que precisam ser observadas com cuidado. São elas:

  • Doenças respiratórias dos Bovinos (DRB), como bronquite e pneumonia. Acometem bovinos de corte e de leite, tanto em pastagem como em confinamento. Os primeiros sintomas são febre, pêlos arrepiados e chanfro quente e seco. Secreções nasais são sinal de doença avançada e que precisam de tratamento imediato. Doenças Respiratórias de Bovinos podem levar o animal a óbito quando não tratadas.
  • Ceratoconjuntivite: doença que ataca os olhos dos animais devido à pouca umidade, que aumenta a quantidade de poeira no ar. Normalmente ataca os bovinos mais jovens, provocando vermelhidão, lacrimejamento e úlceras de córnea, podendo levar à cegueira do animal. Geralmente a doença regride naturalmente, com a chegada das estações chuvosas e o aumento da umidade. Mas em casos mais graves, será necessário fazer o tratamento com veterinário especializado.
  • Intoxicação Alimentar: A escassez de pastagens boas faz com que os animais comecem a procurar alimentos em outros lugares. Algumas vezes, eles podem acabar consumindo plantas que são tóxicas. A intoxicação alimentar pode provocar paralisias musculares e abortos, podendo levar também a óbito.
  • Carrapatos: Animais mal alimentados têm a saúde debilitada e pouca resistência a doenças. Durante as épocas secas, o pêlo dos animais cresce e o rebanho fica exposto a carrapatos, que passam despercebidos na pelagem. As infestações de carrapatos no inverno são muito mais danosas, podendo provocar anemia severa e óbito dos animais.  

É importante manter seu rebanho sempre saudável e bem nutrido, especialmente durante o inverno. A linha de Rações, Sais Proteinados e Suplementos Minerais para Bovinos da Fortsal foi pensada para que o seu animal receba todos os nutrientes de que precisa. Conheça os produtos da Fortsal e mantenha seu rebanho sempre saudável.

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (18) 3263-3606 Se preferir, acesse o site https://fortsal.com.br/representantes/ e fale com um representante Fortsal mais próximo de você, ou clique no botão abaixo para falar com o nosso Atendimento:

Estrada Santo Anastácio à Mirante do Paranapanema, KM 1,2 Santo Anastácio – SP / Brasil

COTAÇÃO ONLINE